Publicado por: Maristela Schoenherr | 31 de março de 2010

Sequelas de cinomose x Acupuntura

Paciente: Jack

Espécie: canino

Raça: Cocker Spaniel Inglês

Histórico clínico: Animal chegou ao consultório no dia 09/01/2010 com sinais de sequela de cinomose, a qual foi diagnosticada em setembro/2009.

Os sinais apresentados eram de mioclonias ( contrações musculares involuntárias) nos membros pélvicos. Dava um ou dois passos e sua região posterior “caía”. Esses poucos passos dados, eram realizados com os membros unidos, não trocava os passos. Não tinha sustentação nos membros pélvicos, estes ficavam trêmulos. Apresentava também lesões  de pele na cabeça, orelhas ( haviam falhas de pelagem), seborréia seca generalizada e intensa queda de pêlo ( o qual estava seco e sem brilho).

O que é a cinomose e suas sequelas??

Na medicina tradicional ocidental, sabemos que a cinomose é uma doença causada por um vírus, acometendo portanto, cães que não são vacinados ou recebem uma vacina de má qualidade ou de forma inadequada. Somente a espécie canina é atingida por essa virose, sendo uma doença altamente infecto-contagiosa entre a espécie.

A doença pode causar sinais clínicos respiratórios ( corrimento nasal, tosse), sinais gastrointestinais ( anorexia, vômito e diarréia),  conjuntivite e sinais neurológicos ( mioclonias ou “tiques”, paralisia de membros, incoordenação, convulsões, etc).

A cinomose pode manifestar no animal somente um desses sinais ou a associação de todos eles.

No caso da cinomose, a acupuntura trata apenas os cães que já manifestaram os sinais respiratórios ou gastrointestinais, isto é, apenas na fase neurológica avançada ( sequelas). Pois, normalmente, quando a doença se manifesta o animal encontra-se muito debilitado e com pouca energia vital, necessitando de cuidados emergenciais.

E mesmo os casos de sinais neurológicos devem ser bem avaliados antes de se tratar com acupuntura, para que a encefalite que é causada pelo vírus, não evolua com o tratamento alternativo.

Tratamento: O jack previamente a acupuntura foi tratado alopaticamente, porém não respondeu a nenhum tratamento. Iniciamos a acupuntura no dia 09/01/09 com sessões semanais até a 7º sessão, quando espaçamos as sessões para cada 15 dias.

Na 5º sessão o paciente iniciou tratamento homeopático também.

Percebemos a partir da 3º sessão de acupuntura uma melhora de sustentação de seu peso com a região pélvica e começou a trocar passos ( não andar mais com os dois membros juntos). A partir da 6º sessão houve uma melhora mais significativa e gradativa ao paciente que nos mostra atualmente uma melhora dos sinais clínicos de 80% aproximadamente.

Sua pele recebeu também tratamento tópico com shampoos e vitaminas orais. Atualmente não há mais lesões de pele, sua pelagem está mais sedosa e brilhosa, não há mais seborréia seca.

Conclusão:  Percebemos que a acupuntura é extremamente eficaz para casos de sequelas de cinomose, melhorando sinais clínicos e consequentemente, traz uma melhor qualidade de vida e bem-estar ao paciente.

O uso de outras terapias alternativas, como a homeopatia nesse caso, mostra-nos que o efeito é sinérgico, ou seja, resulta em uma melhora ainda mais rápida e positiva ao paciente.

Abaixo segue o link para um vídeo do Jack na sua 9º sessão de acupuntura. Está muito mais brincalhão e ativo agora que pode até correr. O tratamento ainda continuará quinzenalmente e depois mensalmente conforme sua resposta, e da mesma forma, o tratamento homeopático será repetido conforme necessidade.

http://www.youtube.com/watch?v=yyOK90fuk9E

Responses

  1. Favor informar o nome do remédio homeopático utilizado p/ o tratamento de mioclonia do cao Jack.

    • o tratamento homeopático é único! ou seja, um mesmo paciente com mioclonias e mesmos sintomas do Jack provavelmente precisaria receber um outro medicamento homeopático, pois tratamos o indivíduo e não apenas os sintomas. É por isso que não menciono os nomes dos medicamentos utilizados pois a homeopatia, se mal utilizada, pode acarretar em efeitos colaterais ou insucesso do tratamento. Cada paciente deve ser individualmente avaliado para saber qual o seu medicamento que vai trazer a cura.

  2. meu cachorro esta sendo tratado com acupultura 2 vezes por semana isso ja a 4meses e ate hoje nao conseguiu andar, sera que ele tem alguma chance.

    • para te responder com certeza precisaria saber de um diagnóstico mais preciso do seu cão. A acupuntura auxilia sim em casos de paralisia, mas é limitada também em casos de tumor, ou de lesões irreversíveis ou que são tratáveis pela cirurgia. Em 4 meses ele teria que mostrar alguma resposta, por menor que fosse… Recomendo investigar melhor a causa desse problema, fazer uma mielografia ou tomografia. Espero que consigam melhores respostas…

  3. oi! Recentemente perdi duas cachorras em consequência da sinomose, mais felizmente consegui salvar a terceira, porém ela ficou com sequelas bem semelhantes as apresentadas neste caso. Adorei a ideia da acupuntura, mais na cidade onde moro na disponibilizamos desse recurso. Existe outro método alternativo que eu possa usar no tratamento de minha cachorrinha?

    • existe a homeopatia, mas que também deve ser tratada por uma pessoa especializada na área. Boa sorte e melhoras para sua cachorrinha!

  4. isso me fortalece , pois minha cadelinha começou o ratamento de acupuntura e junto a homeopatia, hoje vamos pra terceira seção e estamos muito otimistas da melhora, mesmo vendo ela ainda sem poder anda acreditamos de verdade, obrigado a todos.

    • tenho certeza que sua cadelinha vai se recuperar muito bem com a associação dessas tuas terapias maravilhosas!!

  5. levei minha cachorra Julie de 6 anos na época no veterinário prá cortar as unhas,e por estar com os olhos irritados,o veterinário me perguntou se ela havia sido vacinada quando filhote, eu respondi que não,ele me disse que seria aconselhavel que ela tomasse as vacinas nescess´rias foi quando eu perguntei se não havia perigo por ela já estar com 6 anos, ele me respondeu que não, e assim foi feito, ele aplicou as vacinas que foram 2, passados 2 dias a Julie começou a ficar estranha, já não conseguia se locomover direito, e logo depois se arrastava ,entrei em desespero, .Procurei outro veterinário que atendeu em minha casa, aplicou várias injeções deve ter sido de antibióticos, e nada da Julie melhorar, aí ele aconselhou que a levasse prá fazer exame de sangue, levei e foi constatado a cinomose, quando o segundo veterinário soube do resultado,práticamente lavou as mãos disse que era prá suspender um ou dois remédios que ele havia receitado,e que o caso dela era grave com poucas chances de cura, Não me dei por vencida, procurei por outro veterinário,e desta vez uma mulher,levei a Julie até seu consultório,mostrei o exame de sangue,os remédios que a Julie estava tomando e disse que o veterinário havia dito prá parar com os remédios,ao que ela me disse : nada disso, vai continuar com os remédios e justo este que ele mandou parar que ela estava tomando um comprimido ao dia vai tomar dois,e também receitou outros remedios, e fui aconselhada junto com o tratamento médico fazer um tratamento de acupuntura prá Julie, gente em menos de quinze dias a Julie voltou a ser a mesma, saudável e alegre, graças a essa veterinária que prá mim é uma deusa da veterinária ,e a acupuntura, que eu não conhecia, hoje sei que é um dos melhores recursos para os nervos.Tudo isso aconteceu entre dezembro de dois mil e dez e março de dois mil e onze..Se fiz um comentário que não tem nada a ver com o objetivo da pág me perdoe.Se vcs quizerem saber os nomes dos veterinários é só falar que envio,bjs.

    • Parabéns, Sonia. Q bom que vc não desistiu. Olha, assim como em qualquer profissão existem os bons e os maus profissionais. O que eu acho importante, qdo tivermos duvidas em relação ao diagnostico ou tratamento dado ao nossos animais, devemos buscar uma outra opinião. Foi exatamente o q vc fez e que deu certo.

      Estou com uma cadela resgatada da rua, ha 6 dias comigo, está em tratamento da cinomose, sem andar, mas se alimentando bem e tomando todos os remédios, assim que fizer a reavaliação da cinomose, qdo o período mais critico( q e]é esse em que está) daremos inicio a acupuntura.
      Sucesso a todos e nunca desistam do seu animal, a menos que eles não tenha mais jeito e sofrendo mto. No mais lutem, pq a recopensa em vê-los felizes e saudáveis, não tem preço!

      • Minha cadela de 1 ano e 2 meses está se recuperando da sinomose que teve a 20 dias mas ainda está com muita dificuldade para andar e tomar água , come – se muito , gostaria de fazer o tratamento da acupuntura , mas na minha cidade não tem . O que fazer . ela não enxerga muito bem , ela é da raça pastor alemão ,estou cuidando dela como se fosse uma criança. Eu estou dando pra ela cloreto de magnésio e ela está reagindo muito rápido a isso . estou preocupada com as sequelas. Mas Deus na sua infinita bondade e misericórdia está curando ela. Se vocês tiver alguma alternativa , por favor me falem.
        Abraços!
        Aparecida Pereira.

      • olá Maria Aparecida, qual é a sua cidade? de repente há alguma alternativa em cidades próximas..

  6. Ola Maristela, eu me chamo Paulo José Teixeira, sou fisioterapeuta e acupunturista, porem nao fiz ainda a veterinaria. Essa semana veio uma pessoa me procurar p tratar com acupuntura um cachorro c sequelas de cinomose, pois em Rondônia nao há nenhum acupunturista veterinario. gostaria de saber se tem como vc me ajudar e mandar uns mapas e uns pontos em q posso tentar a ajudar este pet? meu e-mail paljt@hotmail.com ou drpaulojoseteixeira@acupunturaro.com.br
    obrigado desde já

    • Olá, precisava de mais dados deste cão e seu histórico, passe-me seu diagnóstico energético para que eu possa dar algumas sugestões de pontos. Meu email: maristelasch@hotmail.com

  7. Ola Dra; PRECISO DE AJUDA , TENHO UM AMADO CÃO ,CHAMADO ZIGGY ELE TEVE CINOMOSE COM 6 MESES ELE E DE MEDIO PORTE RAÇA NAO DEFINIDA , PASSAMOS POR VARIOS ESFORCOS E CURAMOS O ANIMAL COM DIVERSAS RECEITAS E DIAGNOSTICO DE UM PROFISSIONAL , SÓ Q FICOU COM MOVI,ENTOS INVOLUNTARIOS COMO SE TIVESSSE TENDO CHOQUE NAS PERNAS E MUITO TRISTE ,MAS NAO ESTAMOS CONSEGUINDO ACALMA-LO ELE TA USANDO EPISOL PARA DOEMIR MAS NAO ESTA ADIANTANDO MAS AVETERINARIA DELE INCISTE EM CONTINUAR DANDO MAS EU NOTO Q NAO DIMINUI EM NADA ,, SERA Q VC PODE NOS AJUDAR ? OBRIGADO SANDRO E MARIANA

    • olá Sandro e Mariana. Aonde vcs moram, pois seria interessante o tratamento com a acupuntura, que pode reduzir muito estes tiques. Pois a medicação é muito limitada na resolução das mioclonias, podendo muitas vezes resultar em muito mais dependência e efeitos colaterais do que efeito terapêutico. Peço que me contatem pelo email maristelasch@hotmail.com para mais esclarecimentos= cidade onde moram, se está estável o quadro, se há interesse em tratamento homeopatico pois neste caso posso dar um auxílio a distância. Grata e a disposição.

      • DRª. por favor estou em desespero minha pistcher está com sinomose, em tratamento com doxiciclina 50mg 1/2 comprimido ao dia mais hemofer 1/2 ml de 12/12h. está muito debilitada, já não tem forças para andar os olhos não estão mais com secreção mas estão inchados e ela está muito apática nem balança mais o rabinho. Aceita bem a mistura que estou fazendo por conta própria (figado batido com leite e acrescento o hemofer junto) só aceita essa mistura e o soro dados na seringa. ela não foi vacinada, tem 3 anos de idade e é o denguinho da casa, estamos muito tristes, em vê-la neste estado …..vc pode me ajudar????(muitas lágrimas ao descrever este relato)

      • olá Angela, realmente é muito triste ver nosso animalzinho tão amado em uma situação dessas. Porém, se está em tratamento, resta continuar torcendo por ela, incentivando sua melhora e isso mesmo, forçar a comidinha .. dar de pouco em pouco tempo, pequenas qtidades para que não desidrate e tenha força para reagir. Porém, a cinomose é uma doença muito grave e que nos entristece por serem poucos os recursos terapêuticos, já que depende muito mais do organismo reagir ao vírus.
        Por isso é extremamente importante VACINAR OS FILHOTES E REPETIR AS VACINAS QUANDO ADULTO. POIS PREVENÇÃO É SEM DÚVIDA A MELHOR OPÇÃO.
        Desejo melhoras a sua cachorrinha e força a família, Angela.
        Um abço.

  8. Tenho uma basset duschund DE 06 ANOS a qual nestá com os membros inferiores paralisados. A veterinária disse que é devido a esforço fisico, pois os bassets TÊM A COLUNA GRANDE E ELA ESTÁ GORDINHA DEPOIS QUE TEVE FILHOTES (HÁ DOIS ANOS). ESTAMOS FAZENDO TRATAMENTO COM ACUMPUNTURA (DUAS SESSÕES), MAS ATÉ AGORA NÃO HOUVE MELHORA. ELA ESTAVA TREMENDO MUITO, AGORA PAROU DE TREMER.PODE SER CINOMOSE? A VETERINÁRIA NÃO PEDIU NENHUM EXAME DE SANGUE NEM URINA. ELA ESTAVA RETENDO URINA TAMBÉM E TOMOU ANTIBIÓTICO POIS A VETERINÁRIA DISSE QUE ERA INFECÇÃO URINÁRIA POR SEGURAR A URINA.PEDIU RAIO X E NÃO TINHA NENHUMA LESÃO NA COLUNA. ELA HAVIA TOMADO VACINA CONTRA VIROSES SEIS DIAS ANTES DE FICAR COM ESTA PARALISIA.SOU SIMPATIZANTE DA HOMEOPATIA. O QUE PODEMOS DAR A ELA PARA AJUDAR NO TRATAMENTO COM ACUMPUTURA? OBRIGADA. GERALDO

    • Olá Geraldo, podemos fazer um tratamento homeopático a distância que vai auxiliar sim o tratamento homeopático.
      Mas já lhe adianto que tem que ter muita paciência, duas sessões são muito poucas em alguns casos para que ocorra uma resposta significativa do quadro. Alguns animais demoram 2 a 3 meses para responder ao tratamento com acupuntura.
      Para eu lhe dar o diagnóstico sem examiná-la e com estes poucos dados é muito difícil. A conduta da veterinária parece muito coerente e o principal é que exista a confiança.
      E parabéns pela iniciativa de tratá-la com acupuntura, vai ver que trará muitos benefícios a sua basset.
      Tendo interesse no tratamento homeopático, envie-me um email maristelasch@hotmail.com
      Obrigada, a disposição

  9. Ola…
    Tenho uma cachorra rnd, que estava com cinomose.
    Quando ela apresentou alguns sintomas neurologicos, levei a um veterinario que não fez exames para cinomose e diagnosticou como OTITE pois ela andava cambaleando….
    Quando a faze neurologica agravou… ela não tinha mais movimentos das 4 patas e não reconhecia mais nada…
    Levei em outro veterinario que constatou cinomose em fase Neurologica…
    Fizemos um tratamento experimental com um remédio, ela começou a andar cambaleando,.. terminamos o tratamento para a cinomose e fizemos os exames e constatou que não havia mais a doença… porém, ela ficou totalmente demente, agora só anda em circulos, não bebe agua sozinha mas a comida se eu colocar perto da boca dela ela como ( liquida )…
    começamos a fazer acupuntura, mas a propria veterinaria, nunca havia pego um caso assim…
    Gostaria de saber, se vocês ja viram algum caso assim? e se existe um minimo de chance dela voltar a entender as coisas?
    Existe algum tipo de tratamento homeopatico que eu poderia estar administrando ?
    estou dando NOOTRON para ela…. e vitaminas.. só isso…

    Fico grato pela resposta!

    Muito obrigado!.

    Eduardo

    • OLá Eduardo
      existe tratamento homeopático para esse quadro e a acupuntura pode auxiliar bastante sim,
      porém a homeopatia é prescrita de acordo com o PACIENTE e não de acordo com a doença. Por isso é necessário uma avaliação, pois de forma individual e única fazemos a consulta para se chegar ao medicamento mais similar que deve ser dado ao animal.
      Qualquer dúvida ou interesse na avaliação, contate-me por email maristelasch@hotmail.com
      Grata,

  10. A minha cadelinha Ruanda foi adotada com um pouco mais de um mês de vida e já veio com o vírus. Depois de uma semana ela começou a ter diarreia e vômito e , imediatamente a levei à uma clínica veterinária. Apresentou melhora e voltou pra casa. Depois de quinze dias, ela começou a escorrer um líquido pelas narinas e a ficar com os olhos com conjuntivite e tossindo, ai voltei a levá-la pra clínica, onde foi medicada. Voltou pra casa e comecei a fazer o tratamento com os medicamentos recomendados. Melhorou novamente. Depois de vinte dias mais ou menos, ela começou a ganir muito à noite, sem conseguir dormir direito. E esses ganidos foram só piorando. Aí, então voltei a levá-la ao veterinário. Somente depois desse sintoma foi constatado que ela tinha cinomose. E no decorrer dessa mesma semana ela começou a apresentar os tiques no olhinho, na patinha dianteira e nas patinhas traseiras. Foi a pior semana da minha vida. Pois a Ruanda não parava de ganir um só minuto, e também não dormia de maneira alguma. Passei de segunda a sexta sem pregar o olho, o tempo todo com ela no colo acalentando-a. Aí, então, no sábado fui a uma outra clínica, onde havia um veterinário bastante experiente, e ele me indicou que comprasse o gardenal e desse a ela. Só então ela começou a dormir e eu também. Nessa semana que Ruanda apresentou os sintomas neurológicos da pior doença que no meu ponto de vista, existe, eu recorri a vários medicamentos: Organoneurocerebral, Etna, complexo B, vitamina C, espirinolactona, antibiótico, enfim, foi uma verdadeira dedicação de minha parte pra salvar a minha bebezinha. Aí, eu resolvi pesquisar todo tipo de recurso pra utilizar nela e, pesquisando descobri que os medicamentos mais eficazes no tratamento dessa doença maldita são: Ribavirina e Vitamina A injetável durante cinco dias. A Ruanda não andava, ela arrastava as patas e não parava de ganir. Depois desse tratamento ela já apresentou uma melhora imediata. Depois de estabilizada a fase neurológica, comecei a fazer aplicações de acupuntura e dai, então, só melhora. Hoje, ela tem uma vida normal. Passeia, corre, brinca e me dá muito amor! E se me perguntassem hoje se eu faria tudo novamente, eu diria que sim. Mas começaria o tratamento com Ribavirina, Vitamina A, Complexo B e Gardenal logo no começo da fase neurológica. Assim, teria evitado muito sofrimento dela e meu também. E se você tem um cão que adquiriu cinomose, não desista dele. Lute por ele. Se você ama de verdade, você fará de tudo pra salvar a vida do animalzinho que te ama tanto. Deus me recompensou tanto por tudo que fiz pela Ruanda Vitória. E tenho certeza, fará muito por você também.

  11. olá Maristela, peguei um caozinho q estava perambulando na minha rua a dias e comecei a cuidar dele para encaminha-lo p adoçao, mas uns dias depois ele começou a piorar e foi diagnosticado c cinomose e erliquiose. levei ele a um veterinario experiente e começamos um tratamento de injeçoes e homeopatia por 12 dias, a melhora foi incrivel, eu nem acreditava, pois ele ja estava na fase pulmonar ( c tosse) , uma semana apos o termino do tratamento o vet liberou para a vacina, dei a v10 e a rabisin da merial no mesmo dia e hora, uma apos a outra, esse vet q tratou dele me falou q nao se deve aplicar duas vacinas ao mesmo tempo pq uma pode anular o efeito da outra, isso é verdade? pq mesmo assim fui em outro vet e dei as duas vacinas, mas nao ,paro de pensar no que ele disse, acabou o tratmento dele a uns 20 dias e comecei notar uns tremores involuntarios nas costas dele de uns 7 dias p cá, mas a 2 dias aumentaram os tremores ficando quase q o tempo todo tremendo, estou preocupada nao sei oq fazer, ja gastei muito c ele e ainda nao achamos um lar definitivo p o nino, sera q a doença voltou a evoluir? oq pode estar acontecendo? me ajude por favor. obrigada, Josiane

  12. Olá, estou desesperada, pois resgatamos cães de rua, recentemente uma cadela deu cria de 7 filhotes, estava tudo bem, como em casa já teve caso de cinomose, não deu tempo nem de vacinar e eles começaram a ter conjuntivite, a passar mal, fiquei desesperada, perdi 5 filhotes, sofri e sofro muito, recentemente perdi uma que já tinha uns 11 meses, ela já tinha tido cinomose assim como outros 2, porém não havia ficado com sequela alguma, quando os filhotes nasceram, ela começou a ter a sequela, primeiro teve epilepsia muito forte, o veterinário aplicou gardenal e demorou um pouco para diminuir o ataque, mantive o gardenal, e a epilepsia melhorou, depois percebi que ela havia ficado cega, surda e aos poucos perdeu o movimento total dos membros, chorava dia e noite, eu a alimentava na boca, dava água, limpava, pois ela tentava, mas não conseguia sair do lugar e assim foi como os outros anteriores também, mas vi que era irreversível, tentei de tudo, menos a homeopatia e acumpultura, por falta de informação, infelizmente tive que fazer eutanásia, pois ela estava sofrendo demais, choro todos os dias por isso, mas não aguentava mais vê-la sofrendo e gritando dia e noite e eu não tinha o que fazer, somente os remédio e massagem. Bem, mas agora estou com um que se alimenta e bebe água, mas necessita que eu dê na boca, pois perdeu a mobilidade também, tem tique, mas não grita, não chora, aparentemente é somente físico, muscular, será que eu consigo reabilitá-lo, queria tanto vê-lo andando, nem que fosse com um pouco de dificuldade, mas que saísse daquele estado. Moro em Curitiba e não conheço nenhum veterinário homeopata aqui, se tiver alguma informação ou puder me ajudar, desde já agradeço.
    Abraços, Crislene

    • Olá Crislene! atendi alguns cães nessa situação e atualmente tenho um paciente com esse mesmo quadro pelo que vc me relata. Há alternativas sim de melhorar a qualidade de vida dele.
      Podemos marcar uma avaliação aqui em meu consultório se tiver possibilidade de vim a Ponta GRossa, qualquer coisa entre em contato no meu email ou facebook (enviei a solicitação de amizade a vcs). Meu email maristelasch@hotmail.com
      Obrigada

  13. PARABÉNS DOUTORA PELA SUA POSIÇÃO HOLÍSTICA COM O TRATO DESTES QUERIDOS SERES VIVENTES. DESCULPE OS ERROS DE ORTOGRAFIA.

    • obrigada!!

  14. O meu cachorro…um Pitbull contraiu esta doença horrível, levamos em 3 clínicas veterinárias e mesmo com exames clínicos não constava que era cinomose, levamos em uma 4ª clínica onde ele ficou por vários dias internado e após uma biopsia foi contatado que ele realmente teve a doença, porém o vírus não estava mais agindo em seu organismo, foram mais de 1 mês para chegar ao diagnóstico, e ele acabou passando por todas as fases da doença e hoje esta sem andar, apesar de ter ganhado um pouco mais de peso, acabamos de receber a visita de um veterinário bem experiente, que disse que ele não voltará a andar mesmo com a acupuntura, pois o sistema nervoso dele foi muito atingido. Agora não sabemos o que fazer, o veterinário disse também que com certeza os rins dele não esta mais funcionando, e ele percebia isto até mesmo pelo cheiro do cachorro, disse que ele esta sofrendo e sugeriu que ele seja sacrificado. O que devemos fazer?

    • enviado resposta por email, Fabiana.


Deixe uma resposta

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

