Caso clínico: Homeopatia para coprofagia

Como já explicado em outro post, a coprofagia é um distúrbio multifatorial onde o animal come suas próprias fezes e/ou de outro animal que com ele convive.

Percebo em minha rotina clínica de pets que a coprofagia é um dos distúrbios comportamentais mais comuns e que mais geram frustração no proprietário pelas inúmeras tentativas terapêuticas frustradas.

O interessante desse caso que aqui apresentarei é o fato de que a homeopatia foi a primeira alternativa de tratamento a ser utilizada e o paciente é um filhote,  logo se tratando de um caso agudo, possibilitando uma cura mais rápida.

Paciente: Lola

Raça: Shih-tzu

Idade: 3 meses

Histórico do animal: desde que o proprietário adquiriu o animalzinho, com 2 meses de idade,  já possuía esse distúrbio de coprofagia. Sendo que a mãe do filhote também possui há anos o mesmo problema.

Realizamos então uma consulta homeopática em busca de um medicamento único, baseado na lei dos semelhantes, para reequilibrar energiticamente o paciente .  No dia 25/01/2011 a pequena Lola começou o tratamento homeopático, com administração do medicamento Verat CH30 durante apenas 5 dias. Atentamos para que esse medicamento utilizado para Lola foi prescrito diante de várias características que a mesma apresenta, e não deve ser usado para outros animais com coprofagia, pois a avaliação na homeopatia é de acordo com O PACIENTE e não com a enfermidade.

Aproximadamente 20 dias depois do ínício do tratamento, a Lola já apresentou sinais de melhora: pegava as fezes e escondia, ou comia só um pouco e deixava o restante.

Após mais 10 dias a Lola demonstrou a cura desse desequilíbrio, poisseuqer agora  pega as fezes, nem para comê-las e nem para escondê-las e além disso, passou a urinar e defecar em locais adequados, o que antes não fazia com frequência.

Infelizmente ainda a maioria das pessoas buscam todos os tipos de tratamentos medicamentosos em primeira instância e somente se esses falharem buscam outras alternativas como a homeopatia. Esse ainda é um mal presente no Ocidente, mas lembramos que assim como qualquer outra terapêutica adotada, quanto mais cedo instituída, mais cedo virão as respostas.

3 comentários em “Caso clínico: Homeopatia para coprofagia”

  1. Olá Dra, onde eu posso adquirir esse medicamento homeopático para meu cãozinho? Ele tbm é filhite, um bulldog francês e já chegou aqui em casa com esse hábito de comer as próprias fezes, já fiz de tudo, coprovet, abacaxi, floral de bach mas sem grandes resultados… Há dias pesquisando achei esse seu blog, sou do RJ mas não achei esse medicamento, poderia me ajudar?
    Lembrando que meu cãozinho é vermigugado, vacinado e se alimenta da ração super premium da Premier.

    1. Olá Joana.
      Na homeopatia tratamos o indivíduo de forma individualizada. Este é um dos principais diferenciais da medicina homeopática com a medicina convencional. Sendo assim, não há eficácia no tratamento se procuramos um medicamento que trate “a coprofagia” que é apenas o sintoma, invés de medicarmos “o indivíduo” com coprofagia, que significa a totalidade. A homeopatia é uma terapia holística, isto é, trata o ser como um todo, e portanto, não se baseia apenas na doença ou nos sintomas mas sim no enfermo, levando em conta porção física e porção mental.
      Por isso, certamente o medicamento deste paciente exposto no caso, não será o mesmo medicamento do seu cãozinho. Mas no Rio de Janeiro, certamente tem algum veterinário especialista em homeopatia que poderá avaliar seu animal e medicá-lo adequadamente.
      Lembro que a homeopatia utilizada de forma inadequada pode resultar em efeitos colaterais, e como estamos tratando da energia do paciente, muitas vezes é mais difícil revertermos estes efeitos, além de que também poderá resultar na ineficácia terapêutica.
      Espero ter esclarecido,
      A disposição.

Deixe um comentário