Acupuntura

Terapia que se baseia na inserção de agulhas por todo o corpo do paciente com o objetivo de assim proporcionar o reequilibrio energético, logo, trazer o bem estar ao indivíduo.

A acupuntura é uma técnica oriental que se baseia nos conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa. Esta por sua vez é bem vasta, sendo a acupuntura apenas uma ramificação de possibilidades de tratamentos.

Além da acupuntura a Medicina Tradicional Chinesa também utiliza em seus tratamentos a moxabustão (aplicação de um bastão de artemísia aquecido em pontos estratégicos do corpo do paciente), a farmacopuntura (aplicação de fármacos em determinados acupontos), a dietoterapia (uso de alimentos conforme a condição energética que precise ser trabalhada), massagem e uso de ervas (fitoterapia chinesa).

O objetivo da acupuntura, assim como dessas outras terapias orientais, é reequilibrar a energia do paciente através dos meridianos (canais energéticos que percorrem o corpo todo) e seus acupontos (pontos dispostos nos meridianos que diferem de outras partes em relação a quantidade de reações bioquimicas, biofísicas e bioeletétricas).

A colocação das agulhas nesses acupontos não gera dor e imediatamente promove relaxamento e alívio de dores.

Dessa forma a acupuntura pode tratar qualquer tipo de doença, quase não existindo contra indicações quando bem aplicada.

Alguns exemplos:

  • doenças osteoarticulares: artroses, artrites, displasia coxofemoral, fraturas (como tratamento complementar a cirurgia se essa for indicada), luxação patelar (para alívio de dor), etc.
  • doenças neurológicas: doenças do disco intervertebral, síndrome vestibular, disfunção cognitiva, paresias em geral, encefalites, etc.
  • doenças inflamatórias: gastropatias, colites, doenças auto imunes, dermatites em geral, alergias respiratórias, nefropatias, etc.
  • doenças endócrinas: diabetes, hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo, etc.
  • outras: neoplasias, doenças terminais onde se busca melhor qualidade de vida.

 

 

Anúncios